quinta-feira, 7 de julho de 2011

Era uma vez...

Para situar vocês neste contexto é simples. Um casal, Cláudio e Renata que JUNTOS, tinham um sonho, constituir uma família e claro, como todo bom brasileiro ter sua casa própria. 


Tudo estava dando certo... O casal tinha nas mãos um bom enredo: amor, cumplicidade, vontade, garra, determinação e respeito, nossa Hollywood precisava conhecer esta história. Eles se casaram e eram muito felizes. O sonho da casa própria teria que ser adiado, a opção então era o bom e velho aluguel nosso de cada dia. Depois de 5 anos fazendo algum investidor feliz eles viram a oportunidade de investir em alguma coisa que poderiam chamar de "lar doce lar".


Em 05 de Setembro de 2005 assinamos um contrato de financiamento habitacional com o banco Santander, era o inicio da realização de um sonho. E tínhamos mais motivos para comemorar estava grávida da nossa primeira filha. Depois de 2 anos pagando rigorosamente em dia nosso financiamento tivemos a oportunidade de amortizar o saldo devedor, com o auxilio do fgts do Cláudio. Alivio, pois 30 dias depois a concretização do sonho parecia cada vez mais próxima. A regra do financiamento habitacional é que o proponente só pode utilizar o fgts novamente em um prazo de 2 anos, ou se o saldo for equivalente ao pagamento de no mínimo 12 parcelas do financiamento. Passados 2 anos tivemos novamente a oportunidade só que agora de liquidar nosso contrato, novamente utilizando o fgts e também recursos próprios. A data era 22 de Abril de 2010, tudo era especial, afinal faríamos em 9 junho, 9 anos de casados e nossa filha Fadah faria 4 anos no dia 27 de Junho de 2010, ou seja, a comemoração seria tripla. 


Na ocasião apresentamos toda documentação necessária. O saldo devedor e o valor depósito na conta  no dia 26/04/10 para fins de liquidação do contrato com recursos próprios era suficiente. Inclusive na ocasião a gerente disso que a partir deste momento era criado um lacre na nossa conta e que nenhuma parcela mais seria debitada relativa ao nosso financiamento. A comemoração estaria garantida em um prazo máximo de 30 dias, uma vez que o prazo pedido pela Caixa Econômica Federal é de 10 dias uteis para amortização ou liquidação do contrato com recursos do fgts. Para nossa surpresa exatos 16 dias uteis após dar entrada ao processo de quitação recebemos um e-mail do Santander exigindo documentação complementar, e pasmem dentre eles estava o item 4- comprovante de domicilio residencial. Como assim, vocês não sabem onde residimos? Afinal de contas financiamos o nosso apto com vocês e de cara infelizmente tivemos que aceitar uma venda casada de cartão de crédito, cuja fatura é enviada mensalmente ao nosso domicilio residencial. Depois de pedir exaustivos esclarecimentos a nossa gerente, recebemos no dia 23 de Junho um comunicado da área habitacional desta instituição financeira um comunicado em resposta a minha manifestação de quitação da dívida alegando que até a presente data os documentos não haviam sido enviados. 


Perai, claro que não tínhamos enviado esta documentação, pois até aquela presente data não nos foi esclarecido o porque de apresentar esta documentação e pior depois de passado tantos dias assim. Em resposta da gerente nos foi enviado por e-mail que esta era uma exigência da Auditoria da Caixa Economica Federal em face a mudanças do Manual de Moradia própria. Entrei no site da Caixa, li as alterações do MP e na realidade conclui que as alterações ampliavam as possibilidades de utilização do fgts para compra, reformas e afins. Depois de inúmeros contatos via telefone e e-mail recebi do crédito imobiliário no dia 08/06 a seguinte informação: 


Bom Dia!


Em atenção a sua solicitação, seguem abaixo as considerações do departamento responsável:

Os documentos necessários para utilização do FGTS servem para enquadrar o cliente no Manual da Moradia Própria emitido pela CAIXA.
Quem informou que a documentação foi pedida pela CAIXA equivocou-se.  A documentação é solicitada pelo Banco para enquadrar o cliente nas normas estabelecidas pela CAIXA.  O que se pode informar ao cliente é que o Manual da Moradia Própria da CAIXA sofreu alterações em abril e maio/2010 e os formulários estão desatualizados.

Respondendo os questionamentos do cliente:

1. "Como ficam os juros pagos nas 2 parcelas descontadas da minha conta..."
Os valores do FGTS serão processados retroativamente à data de entrada do processo, e desta forma, as parcelas pagas serão devolvidas a crédito da conta corrente do cliente.

2. "...gostaria de saber qual o valor de FGTS será utilizado, uma vez que o saldo apresentado no dia 22/04 é bem inferior ao que consta atualmente em nossas contas."
O valor de FGTS a ser sacado será exatamente o saldo devedor existente na data de solicitação da amortização ou entrada do processo.  Apenas o valor necessário à quitação será sacado.


Att,
Equipe de Apoio
Dayane

É gente como vocês podem perceber, no dia 09 de Junho eu fiz questão de comemorar os meus 9 anos de casamento. E no dia 27 de Junho fiz questão de comemorar o aniversário de 4 anos da minha Fadah. Contudo a comemoração da conquista da casa própria, infelizmente teve que ser adiada. Hoje é dia 7 de Julho de 2011. E acreditem vocês ou não, ainda não tenho motivos para comemorar. Mas isso fica para os próximos posts, aos poucos vocês vão entender como foi o desenrolar desta triste história do Banco Juntos - a campanha é linda e não tira o brilhantismo e criatividade da equipe da agência Talent. Uma pena que o cliente nem sempre segue o foco das campanhas desenvolvidas pelas agências e neste sentido, acho que o Banco Santander deu um tiro no próprio pé. Afinal o que ficou para esta cliente que vos fala é: Juntos o Banco Santander consegue fazer o que for preciso para dificultar a sua vida.

Um abraço a todos e divulguem este blog. Talvez muitas pessoas estão passando por problemas até piores, mas muitos não tem ânimo e coragem para fazer o que fiz durante todos estes meses e o que estou fazendo agora, porque na realidade é muito difícil e requer muita humildade e altruísmo. 

Um abraço a todos e até breve.

9 comentários:

  1. O santander é um lixo. Além da sua história, existem muitas outras por ai.

    Eu abri minha conta em janeiro desse ano. Com 6 meses eles conseguiram me arranjar mais problemas do que as duas outras contas bancárias que tenho há mais de 4 anos juntas! Só para não passar em branco, uma vez fiz um depósito pelo internet banking e ao concluir o processo, recebi mensagem de erro. Erro é erro, fiz o deposito de novo. Sorte minha que o favorecido era amigo meu, pois eles debitaram duas vezes da minha conta e não me avisaram.

    Depois disso, tive diversos problemas tentando entrar em contato com eles. Ninguem sabia responder nada e o Internet Banking não funcionava no meu Linux.

    Desisti de brigar com eles e resolvi transferir minha conta para o HSBC. Fiz todos os procedimentos requeridos pelo BACEN e o Santander ficou me enrolando. Duas semanas se passaram até que eles deram inico ao processo. Feita a transferência da conta, ela não se aplicava ao dinheiro que já estava no Santander, só no que entraria depois. Fiquei refém deles por mais de um mês até conseguir realizar um TED.

    Se tem um banco que é incompetente é o Santander.

    Ficam aqui meus votos de insolvência ao banco. Que sejam comprados por um banco decente que sabe o que faz com os clientes.

    ResponderExcluir
  2. Fábio, primeiramente obrigada pelo apoio. A sua iniciativa não vai favorecer apenas a Renata, muitos outros clientes desta instituição incompetente podem estar tendo a sorte de não ter tido nenhum problema, mas com o nosso relato eles terão a oportunidade de sair deste banco enquanto a tempo. Vamos espalhar nossas histórias para o maior número de pessoas que pudermos, só assim vamos fazer esta iniciativa ter valido a pena. Quanto mais pessoas desistirem de ser cliente deste banco, mais vou ter certeza que apesar da minha exposição tudo isso não terá sido em vão. Grande abraço e mais uma vez obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Que Banco péssimo..

    Abri uma conta há 2 meses, e desde então ´so dor de cabeça.

    Me cobram coisas que não solicitei, fora a venda casada, ele sempre dão um jeito de te enrolar.E fingem que cancelam as coisa, quando vc vê, est´lá a cobrança pelo talão de cheque, e anuidade de cartão que vc nunca solicitou e nem utilizou.

    ñ aguento mais, estou utilizando twitter, facebook e outros meios para esclarecer meu colegas.

    Aff, quanta enrolação.

    Boa sorte Tatá

    Alex Lima
    lean-alex.blogspot.com
    @alex_blog_lean

    ResponderExcluir
  4. Minha solidariedade e apoio. Vou divulgar o blog!
    Grande abraço!!!
    Carlinhos

    ResponderExcluir
  5. Vou divulgar e compartilhar...Mantenha contato e fortaleçamos a Rede..

    ResponderExcluir
  6. Renata, nunca tive maiores problemas com o Santander, ao contrário, sou muito bem atendida sempre e estou recebendo um tratamento que nenhum outro banco havia dispensado, e nem sou cliente Van Gogh! Mas, é fato que o Santander é extramamente burocrático e demorado em suas decisões. Não sei bem se isso está entre o gerente e a instituição... Enfim...

    Há pouco tempo atrás fiz um orçamento com o Santander para compra de uma moto. Seria um presente para o meu namorado. Estava tudo certo, inclusive os valores da prestação, faltava apenas o banco aprovar. A minha gerente inicial saiu do banco e fiquei sem respostas. Quando finalmente uma gerente assumiu minha conta, ela me informou que o Santander não faz financiamento de moto no valor requerido (entre 9 e 10 mil). Fiquei super triste por isso, mesmo porque eu tinha um valor de R$ 95 mil pré-aprovado para compra de carro/moto, mas... Recentemente, meu crédito pré-aprovado de R$ 495 mil para compra de imóvel também sumiu. Estou financiando um apartamento na planta e esse valor seria muito importante para o financiamento do valor restante. Muito provável que eu utilize outro banco para tal. Não sei ainda. Meu imóvel só sai ano que vem e não estou querendo me estressar agora!

    O mais recente episódio foi o bloqueio do meu cartão de débito. Usei para pagamento de faturas altas no shopping e, por segurança, o banco bloqueou. Imediatamente, recebi um sms avisando que o meu cartão havia sido bloqueado. Até aí, ótimo. Liguei para a Super Linha, confirmei o uso e, mesmo assim, elem mantiveram meu cartão bloqueado por todo o final de semana. Hoje, segunda-feira, liguei para lá e já estão providenciando o desbloqueio. Enfim...

    Nenhum desses meus problemas se comparam com o seu (ainda), mas já estou alerta quanto ao crédito imobiliário.

    Estarei de olho e qualquer coisa posto em seu blog. Temos mesmo que nos reunir contra essas coisas!

    ResponderExcluir
  7. Amiga, você não se identificou. Mas o meu conselho é: não financie com o Santander. Procure outros bancos, evite dor de cabeça. E mesmo que eu resolva meu problema, estamos juntos nessa. O blog será um fórum de debates, para que menos pessoas sejam lesadas todos os dias. Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Renata perdi meu carro, meus clientes por causa de um financiamento de um carro, na qual dei pt o seguro pagou e adivinha que o santander fez com meu dinheiro?? resumindo 2 anos no tribunal de justiça de sp, ganhei agora eles irão recorrer até onde der, mas pelo menos rende juros. Meu corre atrás põe advogado pq esse banco só funciona assim..

    ResponderExcluir
  9. mesmo assim percebi e tomo como prática falar reclamar alertar todas as pessoas possíveis nas redes sociais, pois assim faremos a diferença.

    ResponderExcluir